Tendo por base os valores, ideais e exemplo do Comandante Carvalho Araújo como militar, marinheiro, político, jornalista e cidadão, a Associação “Comandante Carvalho Araújo” (ACCA) pretende promover, patrocinar e desenvolver um conjunto de projetos e iniciativas – incluindo parcerias com outras entidades – de cariz social, cultural, histórico, arqueológico, ambiental, turístico, científico, académico, educativo e desportivo, que alcancem um público diversificado. É pois neste contexto e no âmbito do programa “Ligar ao Mar”, que a ACCA promove, organiza e apoia o Acampamento Marítimo e Regata tendentes à sensibilização e aproximação dos cidadãos em geral, e dos jovens em especial, ao mar e às diversas atividades náuticas, navais e marítimas.
A Associação “Comandante Carvalho Araújo” (ACCA) realiza pela primeira vez o Acampamento Marítimo e Regata “Comandante Carvalho Araújo” (AM&R ACCA) durante o ano de 2017, na BNL. Com a realização deste evento, pretende-se promover a ligação entre a ACCA, os diversos agrupamentos de Escuteiros Marítimos do Vale do Tejo, o CNOCA e a Marinha Portuguesa, de forma mutuamente vantajosa, proporcionando simultaneamente o convívio, a realização de atividades náuticas, um melhor conhecimento da ACCA e da MP e o desenvolvimento do gosto pelo mar e atividades com ele relacionadas.
O CNOCA atuou como parceiro de forma a apoiar a realização da regata de vela ligeira, no dia 7 de outubro, no mar da Palha, junto ao Alfeite. Esta regata decorreu em embarcações Scout e contou com seis agrupamentos de escuteiros marítimos, nomeadamente do Seixal, Nova Oeiras, Belém, Parque das Nações, Setúbal e Santa Cruz – Barreiro.
Na cerimónia de entrega de prémios, o presidente da ACCA, comandante Vale Matos, dirigiu umas palavras aos jovens escuteiros salientando a importância da preservação dos valores e o exemplo de vida do comandante Carvalho Araújo. Relembrou a sua atuação no combate com o submarino alemão U-139, a 14 de outubro de 1918, ao largo dos Açores, que permitiu salvar centenas de vidas do navio San Miguel, que escoltava e se dirigia para os Açores. E deu a vida nesse ato heróico, juntamente com mais elementos da guarnição do caça-minas que comandava, o NRP Augusto Castilho.
A galeria de fotos pode ser consultada aqui.